Procurar no site


Um Hoje na literatura marginal

24-05-2009 20:33

Sem dúvida, a obra mais emblemática, que reúne nomes significativos dessa geração foi realizado por Heloisa Buarque de Hollanda, "26 poetas hoje". No mais, os "livrinhos" (como eram chamados) artesanais, contendo a produção poética marginal dos anos 70 se esgotaram, após uma circulação limitada, restrita. Alguns se perderam, dada a precariedade do material. Ou, como disse Luiz Olavo Fontes:

olho muito tempo o corpo de uma poesia
até perder de vista o que não seja corpo
e sentir separado entre os dentes
um filete de sangue
nas gengivas.

Fica, pois, para as gerações futuras o grande desafio de resgatar esse material para registro e análise, sabendo que cada vez torna-se mais difícil salvarmos a memória dessa produção lírica tão transgressora.

mas hoje... falemos do Hoje e vemos aí: o grande Ferréz, o Sérgio Vaz, o Alessandro Buzo, o notável gênio: Sacolinha, entre outros...

A literatura marginal – entendida atualmente como uma literatura proveniente das classes populares – está crescendo e ganhando espaços importantes. Com o passar dos anos, o conceito desse tipo de

literatura tornou-se bem diferente do de décadas atrás, quando era associado a uma produção desvinculada das grandes editoras. Hoje, a linguagem estilizada, com regras gramaticais próprias, é uma das maiores marcas dos escritores marginais, que, na maioria das vezes, também são grandes promotores de projetos sociais para incentivar a produção cultural em suas comunidades de origem.

Têm também o nosso carimbo!!! e todo o apoio! Tamo Junto!