Procurar no site


O gênio Hiago Rodrigues Reis de Queirós

21-09-2009 15:56

Hiago Rodrigues Reis de Queirós

Um menino de origem pobre, nascido no Hospital Sorocabana, bairro da Lapa, zona  oeste da Capital Paulista; Hiago Rodrigues é primeiro de seis filhos da mãe solteira Elizabete Rodrigues, e desde cedo é posto aos cuidados de vários familiares, em várias cidades, morando longe da mãe até os 12 anos, quando chega a São Paulo e passa a morar na casa da avó paterna, de onde é expulso por exagerar nas mentiras, ao exemplo da que contara à avó de que sua mãe tinha morrido e que queria por isso ir vê-la no enterro, para poder fugir da casa dessa avó. E então, em vez de morar com a mãe, é mandado para a tia-avó, na cidade de Ponta Grossa, no interior do Paraná, e lá começa compor seus primeiros poemas, para em 2003, aos 13 anos se autodenominar: Hiago Rodrigues Reis de Queirós, sendo o sobrenome: Reis em homenagem ao pai, que morrera como mendigo, nas ruas de São Paulo, e: Queirós em homenagem à bisavó, que após fugir da poderosa família mineira Queirós para casar-se com Egídio Rodrigues, tem ataques de esquizofrenia e leva toda a família à miséria, gerando despesas com viagens a vários hospitais e médicos, na época: "especializados em loucura".

Em 2004 Hiago volta para junto da mãe, que não aceita o filho como escritor, e rasga seu primeiro romance: Sangue Espirrado por apresentar um conteúdo extremamente denso e reprovável à moral da família, que era evangélica, e recebe um livro onde um psicopata no corredor da morte narra, em sessão de psicanálise, como foi vítima de estupro pelo pai e dos amigos dele quando criança, e como os matou vinte anos depois. Hiago segue publicando escondido da família, sob o pseudônimo MAD, e vendendo seus livros por conta própria, aos amigos, que, a todo dia 23 de setembro festejavam mais um ano de literatura do escritor, até o ano de 2006, quando, no meio do discurso, ele começa a ter um ataque e se tranca no banheiro até todos irem embora. Neste dia descobre-se então sua epilepsia

Tido já pela família como um problema, o escritor se isola dos parentes para continuar com os livros. Volta para Ponta Grossa, e passa a ter amizades com universitários, reunindo, no dia 20 de março de 2006 três turmas de Teoria Literária de três diferentes faculdades do Paraná, para uma palestra sobre a forma com qual escrevia seus romances, e na mesma ocasião escreve e lê a todos presentes o Manifesto Realtragista, para, na saída da palestra sofrer outro ataque epiléptico, que só foi percebido pelos alunos devido aos barulhos no banheiro, onde foi socorrido.

Maior de idade, o autor tem mais liberdade para a publicação de seus livros, e pode falar abertamente sobre sua literatura, quando publica o romance: Olhares Em Eclipse, onde o protagonista tem um ódio incondicional pela mãe, a qual causa a morte, ao derrubar a tampa do piano sobre sua cabeça e deixá-la louca a ponto de se matar.

Desprezando sua família, que o renegou pela literatura, e sofrendo frequentes crises de epilepsia, o escritor a isola-se completamente em seu quarto, de onde só saiu acompanhado de psicólogos, depois de um mês, período ao qual trancado, escreveu seus últimos três livros de poesia.

A perda da noiva, em 2008, que não se tem certeza se morreu ou se somente separou-se do autor, o levou a trancar-se novamente em seu quarto, mas tudo durou uma semana, pois a epilepsia o atacou e a porta teve de ser arrombada para que ele fosse socorrido.

Hiago é o autor de 23 livros em apenas 6 anos. É tido por muitos como um prodígio literário, e no entanto a avaliação dos psicólogos mostra uma pessoa instável e bipolar. Seus livros em prosa são densos de sofrimento - ele mesmo diz se divertir com o sofrimento de seus personagens, enquanto chama a tudo de 'Realtragismo" - e seus poemas, só no livro: Silêncio Interno, a palavra "Dor" aparece trezentas e vinte e nove vezes, em 51 poemas - por isso ficou conhecido como "o poeta da caneta de dores".

Sua genialidade está em criar sempre mais pela literatura, afinal só em 2009, Hiago fundou a comunidade poética Poesistas, criou o site O Literático, abriu o selo Lítero Editorial e o web jornal Notícias Literárias e publicou os livros: Versando Sem a Lua, Depoimentos da Solidão, Poetry In Essence e Suicide Philosophies.

Merece nosso carimbo como uma das principais personalidades que fazem a arte literária acontecer.. vai carimbo!

______________________________________________________________________________________

publicidade