Procurar no site


Sérgio Rodrigues

21-09-2009 01:21

Sérgio Rodrigues, escritor e jornalista, é autor do recém-lançado romance Elza, a garota (Nova Fronteira), que mistura ficção e pesquisa histórica para dar vida a um episódio obscuro da Intentona Comunista. O sucesso do livro lhe valeu um convite para a Festa Literária Internacional de Parati (Flip), em julho deste ano.

Lançou ainda o livro de contos O homem que matou o escritor (Objetiva, 2000), um sucesso de crítica atualmente na segunda edição, e o romance As sementes de Flowerville (Objetiva, 2006), distopia cheia de humor negro com ritmo de graphic novel.

Publicou também o volume de crônicas What língua is esta? (Ediouro, 2005), uma abordagem irreverente das dores e delícias de falar português brasileiro nos dias de hoje – matriz da seção lúdico-lingüística “A Palavra É…”, desenvolvida atualmente neste blog. “What língua is esta?” foi publicado em Portugal em fevereiro de 2009 pela editora Gradiva.

Lançou ainda, com Arthur Dapieve e Gustavo Poli, o livro de humor para adolescentes Manual do Mané (Planeta, 2003), uma paródia das obras de auto-ajuda.

Sérgio nasceu em 1962. Mineiro de Muriaé, na Zona da Mata, vive há trinta anos no Rio, onde se formou em Jornalismo na ECO-UFRJ. Trabalhou na maioria das principais empresas de comunicação do país: foi correspondente em Londres do “Jornal do Brasil” dos bons tempos, em 1987 e 88; repórter da “Folha de S.Paulo”; editor da “Veja Rio” e do Segundo Caderno de “O Globo”; editor-executivo da equipe que criou o jornal esportivo “Lance!”; e chefe de redação da TV Globo. De 2004 a 2007, foi editor-executivo e colunista da revista eletrônica “NoMínimo”, a melhor da história da internet brasileira, onde este blog nasceu.

Sérgio Rodrigues é representado pela Agência Riff, a principal agência literária brasileira.

Clique aqui para ler uma tradução para o inglês do conto-título de “O homem que matou o escritor” (The man who killed the writer), publicado em janeiro de 2008 pela revista literária americana “Words Without Borders”.

Em vídeo, duas entrevistas do autor ao programa “Espaço Aberto” da Globonews: aqui, sobre “Elza, a garota”; e aqui, sobre “As sementes de Flowerville”.

Aqui, uma conversa de fôlego com a revista eletrônica “Digestivo Cultural” sobre literatura, internet e jornalismo cultural.

Também de fôlego é a entrevista publicada no Prosa Online, no site do jornal “O Globo”, a propósito de “Elza, a garota”.

E aqui, o conto A fruta por dentro, inédito em livro, publicado em setembro de 2008 pela revista “piauí”.